quarta-feira, 25 de maio de 2011

GDF participa de encontro empresarial Brasil-África


  • Oportunidades de negócios foram apresentadas ao empresariado brasiliense por representações diplomáticas de 33 países africanos
    Raquel Lustosa, da Agência Brasília

    O governador Agnelo Queiroz participou na manhã de hoje (24/05) do I Encontro Empresarial Brasil-África no Distrito Federal, promovido pelo Departamento de Promoção Comercial e Investimentos do Ministério das Relações Exteriores e pela Fibra-DF. O encontro faz parte de uma semana de eventos em comemoração ao Dia da África no Brasil, celebrado em 25 de maio.

    Agnelo Queiroz ressaltou a relevância do encontro entre os empresários. “Esse evento é muito importante pela aproximação do Brasil com a África. São países irmãos que têm vínculos culturais muito importantes, em especial com os países africanos de língua portuguesa. Um encontro entre empresários da África e de Brasília ajuda a incrementar essas relações também no campo comercial. É uma troca de experiências com a possibilidade de investimentos aqui”.

    O encontro foi idealizado visando reforçar as relações comerciais entre o Brasil e o continente africano. “O grupo da África quer um contato direto com o setor privado e o Itamaraty nos indicou para sediar e coordenar este encontro por conta dos nossos trabalhos em prol da inclusão do Distrito Federal no roteiro de negócios internacionais”, afirmou o presidente da Fibra, Antônio Rocha.

    Isidore Monsi, embaixador da República do Benin, ficou encarregado de apresentar à plateia as oportunidades de investimentos na África. “O continente africano tem cerca de um bilhão de habitantes e é um grande mercado consumidor hoje. Os países do continente têm taxas de crescimento entre 4 a 6%, superior à média de outros em expansão.”

    Conforme os dados apresentados pelo embaixador, o comércio entre o Brasil e o continente africano triplicou em um período de sete anos, passando de US$ 6,15 bilhões em 2003 para US$ 20,56 bilhões em 2010. “Há oportunidades de negócios em quase todos os setores da economia desde agricultura e pecuária, passando por construção de moradias populares aos moldes do programa Minha Casa, Minha Vida, infraestrutura, exploração de jazidas minerais e hidrocarbonetos, transporte coletivo, novas fontes de energia e o comércio de produtos agroalimentares”, enumerou Isidore Monsi.

    Agnelo Queiroz sinalizou que a partir deste encontro poderão surgir acordos bilaterais. “Essa é uma fase de conhecimento da realidade do Distrito Federal, das possibilidades de investimentos. A partir daí, empresários africanos demonstrarão suas áreas de interesse e, então, serão feitos entendimentos bilaterais comerciais ou até mesmo na área governamental. Existem vários investimentos na África feitos por empresas brasileiras e isso pode ser incrementado. Estamos ainda na fase de prospecção, mas já começamos a discutir o assunto.”

    Participaram também do encontro o vice-governador Tadeu Filippelli, o secretário de Fazenda Valdir Simões, o secretário de Ciência e Tecnologia Gastão Ramos, o secretário de Obras Luiz Pitiman, o secretário Particular Bolivar Rocha e o assessor de Assuntos Internacionais, Salviano Guimarães.

0 comentários:

Postar um comentário

deixa aqui seu comentário

compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More