quarta-feira, 18 de maio de 2011

13 de Maio - Marcam com sessões solenes e Audiências Públicas

No dia 13 de maio, a Coordenadoria pela Igualdade Racial -COPPIRDF, através de sua coordenadora dra.Jo, participou da audiência Pública realizada por iniciativa do Deputado Distrital, Paulo Abrantes (PPS), sobre as reivindicações e politicas públicas defendidas pelo movimento negro do GDF.

A audiência contou com atrações culturais, como a a apresentação do poeta Jorge Amâncio e da música/cantora e instrumentista Nanam Matos.
Com casa cheia, foram debatidas questões de diversas áreas, como: saúde da população negra, aplicação da Lei 10.639 nas escolas do GDF, o feriado do dia 20 de novembro, dentre outras interfaces.

Sessão Solene Câmara de Vereadores Valparaíso de Goiás, Liberdade, 123 Anos Depois.

 A Câmara Municipal de Valparaíso de Goías, em um evento histórico para a casa, realizou Spor iniciativa do Vereador Walter Mattos (PPL) e do FOAFRO/Valparaíso, sessão Solene, Liberdade, 123 Anos Depois, realizada ontem, dia 13 de maio, na Câmara Municipal de Valparaíso. O evento contou com várias representantes de Terreiros de Matriz Africana da Cidade e movimento Negro. Com a maioria dos vereadores presentes na casa, representantes do CETRAB, FOAFRO foram categóricos em afirmar que a intolerância religiosa é o mal que se propaga pela cidade e pelo Distrito Federal e Brasil afora, que existe urgência em reparações ao povo de santo.
As falas permeadas por apresentações de capoeira, dança e cantos em yorubá ao toque de atabaques, fizeram a diferença desta audiência pública, caracterizando a mesma com a cara e a cultura negra produzida na região.
A coordenadoria da Igualdade Racial do DF, se fez presente através de sua assessora especial, Sra. Leila Lopes,que provocou aos parlamentares a buscarem criar um Projeto de Lei que criasse um órgão institucional para a população negra de Valparaíso de goiás, onde a comunidade negra desta cidade através deste órgão pudessem buscar implementar políticas publicas para esta população.
Por fim, o Anfitrião Vereador Walter Mattos, endossou em conjunto com os vereadores presentes que irão buscar estabelecer diálogos com a comunidade negra e buscarão produzir um projeto de lei para criar este órgão e assim a cidade poder avançar em políticas públicas para esta população.

( Redação:LeilaL)





0 comentários:

Postar um comentário

deixa aqui seu comentário

compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More