segunda-feira, 13 de junho de 2011

Imprensa Negra: a trajetória visível


imprensa negra.jpg

Publicação disponível em: http://acessa.me/e784


Os Cadernos do CEAP fazem parte do projeto Camélia da Liberdade e servem de apoio  os professores, aos alunos da rede pública e privada do ensino básico, além de apoiar  universitários, movimentos sociais, grupos do movimento negro, e a todos aqueles que têm compromisso com a construção de uma sociedade que prime pelo respeito à  diversidade, que reconheçam os valores e as contribuições dos afrodescendentes na vida social do país.
Em 2009, a coleção é composta de s eis volumes , dentre o s quais es te, intitulado Imprensa negra: a trajetória visível do jornalista Jorge Roberto de Freitas , que na  década de 1970, junto com um grupo de jornalistas e militantes do movimento negro de Porto Alegre criou a revista Tição. Neste projeto, reúnem-se uma pesquisa de publicações históricas e outra pesquisa, direcionada a profissionais de imprensa e ativistas do movimento negro. A existência da imprensa negra na sociedade brasileira data de 1892, sempre produzida e voltada para atender o universo “invisível” da comunidade afro-brasileira.
Além do conteúdo específico do tema, nas páginas finais de cada volume, os Cadernos do CEAP contêm um roteiro para trabalhos pedagógicos que permite aos professores algumas alternativas de exploração do material em sala de aula.
Este é mais um instrumento para implementar a Lei nº 10.639, nas escolas da rede pública e privada de ensino, dando um novo impulso nas discussões da questão étnico–racial no processo de educação.
A escola é um dos espaços privilegiados de formação do indivíduo para viver em sociedade como verdadeiro cidadão. A cidadania para os afrodescendentes passa necessariamente pela compreensão, respeito e valorização da história, de sua identidade, com os seus valores socioculturais e religiosos.
Narrar a história da imprensa negra é também informar à sociedade brasileira do desafio educativo que possibilita aos professores e educadores o acesso a nossa história e a nossa cultura com mais esta edição.
Ivanir dos Santos, Secretário Executivo do CEAP

0 comentários:

Postar um comentário

deixa aqui seu comentário

compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More