segunda-feira, 13 de junho de 2011

Governador inaugura encontro que subsidia Plano Plurianual do GDF

  • PPA deve ser enviado à Câmara Legislativa no segundo semestre
    Suzano Almeida, da Agência Brasília

    O governador do Distrito Federal, Agnelo Quieroz, participou, na noite desta quinta-feira (09/06), da abertura do seminário Cenários Econômicos para o Distrito Federal em 2015, que acontece até esta sexta-feira (10/06), no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciência da Saúde (Fepecs). O evento que traçará o planejamento para a economia local no período entre 2012 e 2015 subsidiará a elaboração do Plano Plurianual (PPA/DF), que deverá ser enviado a Câmara Legislativa no segundo semestre deste ano. 
     
    O governador Agnelo Queiroz abriu o seminário falando sobre o tema O DF que Queremos Construir. Durante sua fala, ele destacou a importância do momento econômico nacional e falou sobre as oportunidades que podem ser criadas a partir dos investimentos que serão feitos nos próximos anos para a Copa das Confederações (2013), para a Copa do Mundo (2014), para a Copa América (2015) e para as Olimpíadas do Rio de Janeiro (2016) – Brasília sediará os jogos de futebol e provavelmente um outro esporte ainda não definido. 
     
    “Estamos sem planejar faz muito tempo, por isso é que temos esse crescimento desenfreado. As nossas escolhas farão a cidade que queremos”, alertou Agnelo Queiroz. “Precisamos oferecer condições para a cidade dar grandes saltos no desenvolvimento econômico e humano, com serviços públicos exemplares”, completou. 
     
    Como caminho para o desenvolvimento da capital federal, o governador destacou os investimentos na educação, com a educação integral, a construção de escolas técnicas, a oferta do ensino superior com qualidade e a inversão do fluxo de crescimento, estendendo para as outras regiões do DF, com a construção do aeroporto de cargas e da ligação ferroviária entre a capital e Goiânia. 
     
    O secretário de Planejamento, Edson Nascimento, falou sobre a retomada do Planejamento no DF, que, segundo ele, foi deixado de lado após a grave crise que se instalou sobre o DF no governo passado. Nascimento afirma que todas as metas de campanha do governador Agnelo estarão contempladas na redação final do Plano Plurianual. Ele destacou ainda a credibilidade que o DF voltou a ter mesmo com o pouco tempo da nova gestão. 
     
    “Com a estabilidade política que criamos, voltamos a ter credibilidade e linhas de crédito, o que foi extinto durante a crise”, afirmou Edson Nascimento. 
     
    As perspectivas do governo até 2015 são reduzir a desigualdade social, retomar a credibilidade, aumentar o consumo dos brasilienses, o desenvolvimento econômico, equilibrar as contas e aliar responsabilidade fiscal à social. 
     
    O presidente da Codeplan, Miguel Lucena, destacou o crescimento do PIB do DF, mas alertou que as riquezas produzidas aqui ainda precisam gerar arrecadação suficiente para acompanhar o crescimento do resto do país. Ainda sim, destacou que o DF é o 8º maior PIB do Brasil. 
     
    O secretário de Desenvolvimento Econômico, Jacques Pena, destacou que a construção civil continuará a ser o grande fator de desenvolvimento, mas afirmou que a aposta do governo é a boa localização da capital, no centro logístico do País. 
     
    O secretário de Fazenda, Valdir Moysés Simão, disse que a “transferência de renda para o DF ainda é muito maior do que a arrecadação” e destacou a dependência do ICMS, do ISS, do IPVA e do IPTU, como principais fontes de arrecadação do GDF. 
     
    Compuseram a mesa de honra o governador Agnelo Queiroz, o secretário de Planejamento, Edson Nascimento, o presidente da Codeplan, Miguel Lucena, o secretário Jcaques Pena, do Desenvolvimento Econômico e Valdir Moysés Simão da Fazenda.

0 comentários:

Postar um comentário

deixa aqui seu comentário

compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More