terça-feira, 7 de junho de 2011

Criados grupos de trabalho para a Rio+20



por Secom em 07/06/2011 21:16hs
Objetivo da conferência é renovar o compromisso dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta
O Brasil iniciou oficialmente, nesta terça-feira (7), os preparativos para sediar a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, Rio+20, evento que será realizado em junho de 2012 na cidade do Rio de Janeiro. Foram criados, por decreto presidencial, a Comissão e o Comitê Nacional de Organização da conferência, além de uma Assessoria Extraordinária, no âmbito do Ministério do Meio Ambiente, dedicada ao tema.
A Comissão Nacional será copresidida pela ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira, e o ministro das Relações Exteriores, Antonio Patriota, e deverá promover a interlocução entre os órgãos e entidades federais, estaduais, municipais e da sociedade civil para articular a participação do Brasil na conferência da ONU. 
O comitê, por sua vez, ficará responsável pelo planejamento, organização e execução das medidas logísticas necessárias à realização da Rio+20, inclusive a gestão de recursos e contratos. Já a Assessoria Extraordinária será o órgão de assistência direta e imediata à ministra do Meio Ambiente, com atribuição, entre outras, de coordenar a elaboração de estudos que subsidiem a formação das posições brasileiras nos principais temas da conferência, especialmente 'economia verde' e 'governança internacional para o desenvolvimento sustentável'.
Rio+20 - A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável foi aprovada na Assembleia Geral em dezembro de 2009 e dá continuidade aos diversos encontros já realizados para a discussão do tema, como a Conferência Nacional das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e as Conferências em Estocolmo (1972) e em Joanesburgo (2002). A Rio+20 tem por objetivo renovar o compromisso dos líderes mundiais com o desenvolvimento sustentável do planeta e, ainda, avaliar a implementação e o progresso dos acordos assumidos pela comunidade internacional a respeito do assunto. Na conferência serão discutidos dois temas principais: a economia verde no contexto do desenvolvimento sustentável e erradicação da pobreza; e o enquadramento institucional para o desenvolvimento sustentável.

0 comentários:

Postar um comentário

deixa aqui seu comentário

compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More