quinta-feira, 2 de junho de 2011

Assentamento de Planaltina recebe Casa Digital e Arca das Letras

 A comunidade do assentamento Fazenda Larga, localizada em Planaltina, Distrito Federal, comemorou no último domingo, dia 29, a inauguração da Casa Digital Vice-Presidente José Alencar e a entrega da Biblioteca Rural Arca das Letras. O representante da Associação dos Produtores Rurais da Fazenda Larga, Paulo Monteiro, diz ser incalculável a implantação dos programas para a comunidade. 

Sonora (Paulo Monteiro)
“A comunidade é composta por 83 propriedades e estimamos que deve abranger diretamente umas 300 pessoas e, isso sem falar, que é um projeto que nos dá a oportunidade, por exemplo, de atender comunidades próximas. Então, a ideia é fazer um convite a essas comunidades, trazê-las até aqui para que a gente possa fazer um bom uso desse projeto”.

Os Territórios Digitais é um projeto desenvolvido pelo Núcleo de Estudos Agrários e Desenvolvimento Rural do MDA e tem como foco de ação a implantação de Casas Digitais na área rural dos municípios integrantes dos Territórios da Cidadania. Já o Arca das Letras é a implantação de bibliotecas e formação de agentes de leitura em assentamentos da reforma agrária, comunidades quilombolas, indígenas, de agricultura familiar e em colônias de pescadores para incentivar a leitura no campo.

O coordenador do NEAD, Guilherme Abrahão disse que o desafio é garantir que a comunidade tenha acesso à internet de forma livre e também de forma acompanhada para a qualificação e capacitação.

Sonora (Guilherme Abrahão)
“O grande diferencial do programa também é querer que a comunidade use o laboratório de informática para dar um salto, se fortalecer, inclusive economicamente. Tivemos casos de comunidades que acessaram a venda institucional de alimentos, graças ao laboratório de informática, que garantiu que chegassem aos órgãos que fazem essa compra institucional”.

A Coordenadora Geral de Ação Cultural do Programa Arca das Letras, Cleide Soares esclarece que a proposta é incentivar a leitura no meio rural.

Sonora (Cleide Soares)
“Os agentes de leitura da Fazenda Larga já receberam capacitação e estão aptos para começar a emprestar os livros, apoiar as pesquisas escolares, incentivar a leitura em suas comunidades. No Distrito Federal, nós vamos formar somente agentes jovens, cada comunidade vai indicar dois ou três moradores jovens. Isso é uma metodologia que estamos iniciando aqui e nós queremos ver como esses jovens podem contribuir para elevar o índice de leitura em nosso país”.

Até o final do ano serão entregues 20 bibliotecas no Distrito Federal e serão formados inicialmente 40 jovens das comunidades rurais como agentes de leitura que ficarão responsáveis pelas bibliotecas.

0 comentários:

Postar um comentário

deixa aqui seu comentário

compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More