Inscrições são gratuitas e começam hoje, 20/7. Curso vai acontecer em oito cidades: Belém, Fortaleza, Maceió, Manaus, Porto Alegre, Recife, Rio de Janeiro e São Paulo
Brasília, 20 de julho de 2011 - Entre hoje, 20/7, e 3 de agosto, profissionais e estudantes de Jornalismo podem se inscrever no Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas, promovido pela FENAJ – Federação Nacional dos Jornalistas e a ONU Mulheres – Entidade das Nações Unidas para a Igualdade de Gênero e o Empoderamento das Mulheres, com apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial – SEPPIR e da Secretaria de Políticas para as Mulheres - SPM. O curso é gratuito, tem certificação da FENAJ e da ONU Mulheres e vai acontecer em oito cidades: Belém (PA), Fortaleza (CE), Maceió (AL), Manaus (AM), Porto Alegre (RS), Recife (PE), Rio de Janeiro (RJ) e São Paulo (SP).
Segundo a coordenação do curso, profissionais e estudantes de regiões metropolitanas, do interior e de regiões próximas aos oito estados podem fazer a inscrição diretamente no sindicato local de jornalistas ou solicitar informação por e-mail. Cada localidade terá o total de 50 vagas a serem preenchidas por jornalistas, repórteres, produtores, pauteiros, redatores, editores, fotógrafos, repórteres cinematográficos de veículos impresso, on-line e eletrônicos e estudantes de Jornalismo a partir do 6º período.
O Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas será realizado no período de 8 de agosto a 1º de setembro de 2011, tendo carga horária de 8 horas/aula, das 18h às 22h. O programa está baseado em dois módulos e duas atividades pedagógicas: Gênero, Raça e Etnia em Sociedade; Jornalismo, Ética e Diversidade; Leitura Crítica da Mídia; e Experiências e Trajetórias Locais: Identificando Novas Fontes. O curso tem como objetivo preparar jornalistas, profissionais da imprensa e estudantes de Jornalismo para a cobertura de pautas relacionadas a gênero, raça e etnia.
Data | Localidade | Contato |
8 e 9/8/11 | Amazonas – Manaus | |
10 e 11/8/11 | Pará – Belém | |
15 e 16/8/11 | Ceará – Fortaleza | |
17 e 18/8/11 | Pernambuco - Recife | |
22 e 23/8/11 | Alagoas - Maceió | |
24 e 25/8/11 | Rio de Janeiro – Rio de Janeiro | |
29 e 30/8/11 | São Paulo – São Paulo | |
31/8 e 1/9/11 | Rio Grande do Sul - Porto Alegre |
A iniciativa faz parte da cooperação estabelecida entre a FENAJ e a ONU Mulheres, celebrada no 34º Congresso Nacional dos Jornalistas, para o pleno cumprimento dos princípios dos direitos humanos e marcos internacionais referentes ao gênero, raça e etnia no Brasil e no mundo à luz da liberdade de imprensa. Conta com o apoio da Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial e da Secretaria de Políticas para as Mulheres.
O curso é desenvolvido com assessoria técnica e financeira do Programa Regional de Incorporação das Dimensões de Gênero, Raça e Etnia nos Programas de Combate à Pobreza da Bolívia, Brasil, Guatemala e Paraguai e do Programa Interagencial de Gênero, Raça e Etnia do Sistema ONU no Brasil, financiado pelo Fundo para o Alcance dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio. O curso ocorre no âmbito das atividades do Ano Internacional das e dos Afrodescendentes, estabelecido pelas Nações Unidas, e da Campanha do Secretário-Geral da ONU “Brasil: Una-se pelo fim da violência contra as mulheres”.
Curso de Gênero, Raça e Etnia para Jornalistas
Inscrições: 20/7 a 3/8/2011.
NESTE SÁBADO (16.07.2011)
Encontro Quilombola , Negro e Popular - Resistindo ao Racismo Institucional, à ADI-3239 do DEM, ao PDL 44 de Valdir Collato (PMDB-SC) e aos Assassinatos e Ameaças de Morte aos Quilombolas e a ativistas do Movimento Negro e Social.
Quilombo da Família Silva - Rua João Caetano nº 1170, Bairro Três Figueiras, Porto Alegre - RS
(Pegando o T7, no centro, descer na 2ª parada após a parada do Colégio Anchieta)
PROGRAMAÇÃO
Das 9h às 18h: debates, intervenções.
Das 12:30 às 13:30: Intervalo para almoço; Às 19h: Confraternização, Atrações Culturais Diversas
(Valor do Almoço: R$ 5,00)
Temário Manhã: 1 - Conjuntura da situação Quilombola, no marco dos ataques e retirada de direitos (Ação Direta de Inconstitucionalidade 3239 do DEM e Projeto de Decreto Legislativo nº 44 de Valdir Collato PMDB de Santa Catarina). 1.1 - Esclarecimentos sobre o impacto na luta pela demarcação e titulação dos territórios Quilombolas das ações referidas anteriormente; 1.2 - Articulação das demandas específicas e emergenciais das Comunidades presentes.
Temário Tarde: 2 - Encaminhamentos. 2.1 - Plano de Ação em escala Municipal e Estadual - (Articulando as demandas locais);2.2 - Plano de Ação Nacional envolvendo a resistência contra a ADI-3239 do DEM e o PDL nº 44 do PMDB de SC, ou seja, mobilização sobre Brasília, ainda no segundo semestre, com foco no Congresso Nacional e no Supremo Tribunal Federal defendendo os interesses das Comunidades Quilombolas; 2.3 -Denúncia a respeito dos assassinatos de Quilombolas e lideranças populares , bem como, ameaças de morte para lideranças Quilombolas e do Movimento Negro e Social; - Assuntos Gerais.
Convocam: Quilombo da Família Silva; Quilombo Fidelix; Frente de Luta Quilombola Negra e Popular; Frente Nacional em Defesa dos Territórios Quilombolas; GT- Quilombola MNU-RS.
OBS: Os companheiros(as) que vierem do interior ou de outros Estados informar o nº de pessoas e horário de chegada em Porto Alegre, para disponibilizarmos hospedagem solidária nas Comunidades Quilombolas que estão convocando, como em residências de parceiros (as) do Movimento Social e Social Negro, aproveitando para informar que tragam roupa de cama e de higiene pessoal. O evento está sendo realizado de forma autônoma sem recursos Governamentais, portanto, não dispomos de custeio para passagens e estada, ressaltando a necessidade de comparecimento face a grave conjuntura que atravessamos.
Enviamos em anexo docs que podem subsidiar a discussão do temário.
Informações:
Contatos : Jader - 51-84228950- 3212 5027
PELA TITULAÇÃO IMEDIATA DOS TERRITÓRIOS QUILOMBOLAS;
CONTRA A ADI 3239 DO DEM E DO PDL 44 DE VALDIR COLLATO (PMDB DE SC);
PUNIÇÃO AOS ASSASSINOS DE QUILOMBOLAS E DE ATIVISTAS DOS MOVIMENTOS SOCIAIS E CONTRA AS AMEAÇAS DE MORTE;
INVESTIMENTOS PÚBLICOS EMERGENCIAIS PARA GARANTIR A SUSTENTABILIDADE DAS COMUNIDADES QUILOMBOLAS.
REAJINDO À VIOLÊNCIA RACIAL!!!
Evento em agosto pretende contribuir para a segurança jurídica e pacificação social
Nos dias 18 e 19 de agosto, o Tribunal de Justiça do Distrito Federal e Territórios promove o Seminário: "A Regularização Fundiária e Urbanística do DF". O evento pretende reunir e integrar os principais envolvidos nessa questão, como órgãos públicos, OAB, entidades, associações e interessados. E visa apresentar e discutir alternativas para a regularização fundiária e urbanística no DF, nos termos dos princípios constitucionais, contribuindo, assim, para a segurança jurídica e a pacificação social.
0 comentários:
Postar um comentário
deixa aqui seu comentário