segunda-feira, 4 de julho de 2011

Noticias COPIRDF





Encontros discutem políticas para comunidades quilombolas




Por racismoambiental, 01/07/2011 11:40



As secretarias de Relações com a Comunidade e da Educação e o Ministério do Desenvolvimento Social promovem dos dias 4 a 6 de julho, em Curitiba, dois eventos voltados para a organização de políticas públicas de atendimento às comunidades quilombolas. Na próxima segunda-feira (04) começa o I Encontro Estadual das Federações das Comunidades Quilombolas do Paraná, que vai até a terça-feira (05). E no dia 6, acontece o Seminário de Ações 
Integradas do Programa Brasil Quilombola.

PROGRAMAÇÃO – Na programação do I Encontro Estadual da Federação das Comunidades Quilombolas, que acontece dias 4 e 5 (segunda e terça-feira), estão a apresentação do Programa Brasil Quilombola, as ações do governo federal para atendimento das comunidades quilombolas e sistematização das demandas e construção das diretrizes e plano de trabalho para o Paraná. A abertura do seminário será às 14 horas, no Hotel Caravelle, na rua Cruz Machado, 282, no centro de Curitiba.O encerramento será no dia 5 (terça-feira), às 17 horas.

Na quarta-feira (6), os mesmos participantes do Encontro Estadual reúnem-se no Salão Nobre do Colégio Estadual do Paraná para o Seminário de Ações Integradas do Programa Brasil Quilombola. O seminário começa às 8 horas.

 Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Tradicionais de Terreiro.

No dia 29-06-2011, ocorreu no plenário 12 do corredor das comissões da Câmara dos Deputados em Brasília, o lançamento da Frente Parlamentar em Defesa das Comunidades Tradicionais de Terreiro. O evento sob a coordenação do Gabinete da Deputada Érika Kokay - DF, contou com a participação de vários outros Deputados entre eles a Dep. Janete Rocha Pietá PT - SP, o Dep. Vicentinho PT- SP, devido as atividades parlamentares no dia vários parlamentares passaram pelo plenário dando sua fala de apoio ao movimento, contou ainda com a participação de membros do Movimento Negro, e Religioso entre eles CETRAB e CEN. O dispositivo da mesa contou com a participação de membros afro religiosos e da representação governamental Federal e do DF. 

Durante o evento foi levantado a importância de tal movimento para a comunidade religiosa afro e brasileira levando-se em conta a importância de uma maior visibilidade na esfera legislativa naquela casa de leis. Foi levantado também a situação atual de nossa religiosidade em esfera nacional onde casas continuam sendo invadidas, religiosos continuam sendo agredidos verbal e fisicamente. Foi destacado que a solução dos problemas passam primeiro por fazer valer nossos direitos de acordo com que reza a constituição. Um dos ricos momentos foi quando Dra. Jô da Coppir DF lembrou de sua origem e falou do seu orgulho de ser filha de quebradeira de coco e lavadeira, hoje a advogada e presidenta da COPPIR DF se coloca à disposição da comunidade afro religiosa para orientar nas ações de impedimento de derrubadas de terreiros na capital.

Iyá Patrícia nos contou da trajetória de sua mãe Iyá Lídia de Osun que já há tempos atrás sofreu por parte do governo do DF o mesmo tratamento que muitos hoje recebem tendo suas casas derrubadas sob o manto da intolerância governamental perante às religiões de matriz africana e brasileira. Pai Michael contou um histórico sobre a formação do Foafro - DF e de suas ações.

O evento contou ainda com uma exposição de fotografias em 3D sobre a comunidade afro religiosa de Brasília e Entorno. Pai Joel de Oxalá (candomblé) e Mãe Dadá (umbanda) fizeram as orações de encerramento. Abaixo fotos do evento.
Fotos Ògan Luiz Alves.

COPIR DF PARTICIPA REUNIÃO NA SEPPIR PROJETO A COR DA CULTURA

Alagoas, Bahia, Ceará, Paraíba e Distrito Federal estiveram representados em reunião na terça feira (28), realizada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), com o objetivo de agilizar a segunda fase do Projeto A Cor da Cultura.



A Cor da Cultura




O Projeto contempla diferentes produtos áudio-visuais para atender prioritariamente o eixo educacional, com conteúdos que se traçam pelas artes afro-brasileiras, religiões de matriz africana, gastronomia étnico-racial e organizações sociais, valorizando o acervo patrimonial, material e imaterial das influências africanas nas rotinas brasileiras. Os programas são voltados à capacitação de professores, sensibilização de estudantes e ao envolvimento das escolas na difusão das relações históricas entre o Brasil e a África, por meio das séries: Heróis de Todo Mundo; Mojubá, Nota 10; publicações de Livros Animados; Cadernos Especiais; Criação de Ambiente Virtual, Planos de Ações Articuladas e Assessoria de Imprensa.

Representados em reunião na terça feira (28), realizada pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (SEPPIR), com o objetivo de agilizar a segunda fase do Projeto A Cor da Cultura.


Além dos gestores das secretarias de Políticas de Ações Afirmativas e de Políticas para Comunidades Tradicionais da SEPPIR, da Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização, Diversidade e Inclusão (SECADI), do MEC, e da Fundação Roberto Marinho/Canal Futura, que são parceiros na iniciativa, participaram do encontro representantes da Coordenadoria Para a Igualdade Racial do Distrito Federal - COPIRDF, das secretarias de Educação, dos Fóruns de Educação e Diversidade, e do Fórum Intergovernamental de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (FIPIR) dos cinco estados.

Em Brasília os Cursos de Formação do  projeto A Cor da Cultura, em parceria com a Secretaria de educação do Distrito Federal, já se realizará, no dia 05/07/2011, a formação de professores da rede de ensino do Distrito Federal, dando continuidade ao trabalho de formação de professores para implementação da Lei 10.639/03. A  abertura do evento,será  das 8:30hs às 10hs.

Local:
EAPE - Escola de Aperfeiçoamento dos Profissionais da Educação, no SGAS 907 Sul, conjunto A,
Data e horário:
05/07/2011, a partir das 8hs.

Audiência pública sobre a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), exercício 2012

A Secretaria de Planejamento e Orçamento do Distrito Federal (Seplan) promove, no próximo dia 05 de julho, audiência pública sobre a elaboração do Projeto de Lei Orçamentária Anual (PLOA), exercício 2012.  O evento, que é aberto a toda a comunidade, acontecerá no auditório da Fundação de Ensino e Pesquisa em Ciências da Saúde – FEPECS,  a partir das 9h.
O Projeto de Lei Orçamentária Anual é uma versão detalhada do que o Governo poderá gastar e investir no próximo ano. Ele traz as previsões de obras e serviços para 2012 já autorizados na LDO. O Executivo tem até o dia 15 de setembro para encaminhar o projeto ao Poder Legislativo.



Gama e Riacho Fundo vão receber o Procon Móvel



A partir desta terça-feira(5), as unidades móveis do Instituto de Defesa do Consumidor (Procon/DF), vinculadas à Secretaria de Justiça, Direitos Humanos e Cidadania, vão atender as comunidades do Gama e Riacho Fundo II. O serviço permanecerá nessas cidades de amanhã até sexta-feira(8). No dia 13, o Procon Móvel retorna às duas localidades, onde permanecerão até 15 de outubro.

                    Seminário discute projetos de promoção da saúde


Seminário discute projetos de promoção da saúde

(30/06/2011 - 17:35)
Seminário de Avaliação de Projetos de Promoção da Saúde será realizado nesta terça-feira (05), das 19h às 21h, no auditório do Laboratório Central – Lacen – na SGAN 601, bloco O. Serão discutidos  projetos desenvolvidos no âmbito da Secretaria de Saúde, por alunos do curso de Gestão em Saúde Pública da  Universidade de Brasília.   
Entre os projetos de promoção da saúde em desenvolvimento no Distrito Federal o destaque é o Jogo de Cintura, implantado em São Sebastião, para incentivo à prevenção de Doenças Crônicas não Transmissíveis (DCNT). O Jogo de Cintura tem a finalidade de contribuir para a promoção de mudanças comportamentais no estilo de vida da comunidade, com consequente redução de alguns dos principais fatores de risco  para as DCNT relacionados ao consumo inadequado de alimentos, sedentarismo e tabagismo.
O projeto orienta a comunidade da importância da alimentação saudável e da prática de atividade física, seguindo a estratégia global elaborada pela Organização Mundial de Saúde e prevista na Polícia Nacional de Promoção de Saúde do Ministério da Saúde. Uma equipe da Secretaria de Saúde acompanha a evolução do estado de saúde da população e avalia as estratégias de intervenção.
O Jogo de Cintura é realizado por um grupo formado por técnicos e especialistas da Secretaria de Saúde, juntamente com pesquisadores do Departamento de Nutrição  e Faculdade de Educação Física da Unb, Departamento de Psicologia da Universidade Católica de Brasília e da Embrapa Hortaliças. As ações são desenvolvidas nas equipes de Estratégias de Saúde da Família de São Sebastião.
PLANO DISTRITAL DE PROMOÇÃO DA SAÚDE (PPS) - No Distrito Federal o Plano Distrital de Promoção da Saúde (PPS) foi elaborado a partir da Política Nacional de Promoção da Saúde (PNPS) do Ministério da Saúde, tendo sido aprovado pelo Conselho de Saúde do Distrito Federal em 23 de março de 2007.  O foco inicial foi a implementação do PPS nas Regionais de Saúde. Em 2010, quando 80% destas regionais elaboraram seus Planos de Promoção da Saúde, foi decidida a  implementação do PPS em um Projeto Piloto para criação de um território saudável.
Para esse Projeto foi selecionada uma Região Administrativa (RA) que apresentasse rede de serviços de saúde em funcionamento e uma extensa área rural com 100% de cobertura de Equipes de Saúde da Família, mas com elevados índices de desigualdade social, violência e pobreza. Planaltina foi a Região Administrativa escolhida por contemplar estas características, além de se destacar  pela realização de projetos com a participação comunitária.
Ao longo deste ano serão organizadas  reuniões intersetoriais e oficinas para elaboração de Planos de Ação com a participação de representantes da comunidade, conselho de saúde e instituições locais parceiras. Estes planos serão acompanhados e avaliados por uma equipe da coordenação do PPS local e regional.
O Projeto tem como objetivos:

1. Articular os diversos atores intra e intersetoriais envolvidos nas ações de Promoção da Saúde;
2. Implementar as Práticas Integrativas de Saúde (PIS) e atividades físicas;
3. Desenvolver atividades educativas de prevenção de acidentes de trânsito;
4. Implantar atividades educativas e interventivas para promover a qualidade de vida, e a saúde dos trabalhadores;
5. Ampliar e fortalecer a rede de prevenção da violência, do uso abusivo de álcool e outras drogas e da promoção da saúde e estímulo à cultura da paz;
6. Desenvolver ações de vigilância, prevenção e atenção relacionadas à violência familiar;
7. Desenvolver ações de vigilância, prevenção e atenção relacionadas ao uso do tabaco;
8. Promover a segurança alimentar e nutricional e o direito humano à alimentação adequada;
9. Implementar as ações de vigilância alimentar e nutricional para a prevenção e o controle dos agravos e doenças relacionados à alimentação;
10. Reorientar as práticas de saúde de modo a permitir a interação e humanização em saúde,  meio ambiente e desenvolvimento sustentável. 


CONFERÊNCIAS REGIONAIS DISTRITAIS DE SAÚDE E SEGURANÇA ALIMENTAR E NUTRICIONAL


Verifique o endereço de sua região e participe! AQUI

ABERTAS INSCRIÇÕES PARA O ESPAÇO CULTURAL
SENADOR IVANDRO CUNHA LIMA


A Comissão Especial Curadora de Artes Plásticas do Senado Federal
abre as inscrições para artistas plásticos que queiram expor suas obras
no Espaço Cultural Senador Ivandro Cunha Lima para o calendário 2011.




Localizado no corredor de acesso entre o anexo I do Senado Federal 

da Câmara dos Deputados, por onde circulam cerca de duas mil pessoas



por dia, o Espaço Cultural Senador Ivandro Cunha Lima já recebeu

centenas de artistas plásticos, fotógrafos e escultores que trouxeram

para o Senado Federal, um pouco de sua arte.


Os artistas selecionados individualmente pelo período de uma semana, durante todo o ano de 2011.Os artistas selecionados irão expor seus trabalhos.
As inscrições devem ser feitas na Primeira Secretaria do Senado Federal.
Maiores informações pelos Telefones: 61 3303.3159/ 3303.4616 e 3303.1544.

Iphan abre inscrições para edição 2011 do Prêmio
 Rodrigo Melo Franco de Andrade

Estão abertas as inscrições para a 24ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade, do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional – Iphan, que este ano está inserido nas comemorações do Ano Internacional do Afrodescendente e homenageia os 100 anos de nascimento do artista plástico Carybé. As inscrições podem ser feitas até o dia 8 de julho nas Superintendências do Iphan em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal.

Cada ação só poderá ser inscrita em um das sete categorias previstas no Edital. Os candidatos, pessoas físicas ou jurídicas, deverão apresentar um dossiê, ilustrado para caracterizar plenamente a atividade. Comissões presididas pelas Superintendências do Iphan em cada unidade federativa promoverão a pré-seleção das ações correspondentes aos seus estados ou Distrito Federal. Em seguida, as ações pré-selecionadas serão encaminhadas para a Comissão Nacional de Avaliação. Os resultados serão anunciados no mês de outubro. Os vencedores de cada categoria serão premiados com troféu, certificado, selo de identificação e R$ 20 mil.
O edital da 24ª edição do Prêmio Rodrigo Melo Franco de Andrade está à disposição nas Superintendências do Iphan e nos sites www.iphan.gov.br e www.comprasnet.gov.br. 
Informações gerais podem ser obtidas no Departamento de Articulação e Fomento - DAF / Coordenação-Geral de Difusão e Projetos, em Brasília, SBN Quadra 02, Edifício Central Brasília, 2º andar - Cep: 70040-904. 



BNB sedia exposição que retrata cotidiano de agricultoras africanas



Biblioteca Nacional de Brasília (BNB) vai sediar, no período de 15 de junho a 17 de julho, a exposição fotográfica Capulanas & Boubous que retrata, por meio de 30 imagens, o cotidiano de mulheres envolvidas com a agricultura no continente africano, propiciando ao espectador uma viagem ao imaginário de como é, seria e poderá ser a realidade de cada uma delas. A autora das fotos é a jornalista Deva Rodrigues e o curador da exposição é o poeta Zenilton Gayoso. O público pode conferir a exposição de segunda à sexta-feira, das 9h às 20h45 e sábados e domingos, das 9h às 17h45. A entrada é gratuita.

Abertas as inscrições para concorrer ao XII Prêmio Arte na Escola
Cidadã


Promovido pelo Instituto Arte na Escola (IAE) e SESI. Segundo eles, este é o único prêmio nacional destinado a professores de Arte e as escolas onde o projeto é desenvolvido.
Regulamento, Inscrição e demais informações estão no site* **

http://www.artenaescola.org.br/premio/*<http://www.artenaescola.org.br/premio/>
* *

0 comentários:

Postar um comentário

deixa aqui seu comentário

compartilhe

Twitter Delicious Facebook Digg Stumbleupon Favorites More